No dia 20 de Junho, cerca de 15 agentes da Polícia Civil arrombaram e invadiram o Ateneu Libertário Batalha da Várzea, espaço político social da Federação Anarquista Gaúcha localizado na cidade de Porto Alegre, e levaram diversos materiais. Os agentes não apresentaram mandato de busca e apreensão aos vizinhos que buscaram se informar do que se passava. Além disso, agentes à paisana buscaram prender uma companheira em sua casa nesse mesmo dia pela manhã.
Essa perseguição político-repressiva à FAG, ocorre justamente quando no Brasil acontecem diversas e massivas mobilizações por todo o país pela redução do preço da tarifa do transporte público. Ao mesmo tempo, temos enfrentado a mídia monopolista e os governos estaduais que tem tentado criminalizar os que lutam.
A FAG é uma organização política com 18 anos de existência pública. Ao longo destes anos nunca se escondeu, sempre manteve os espaços públicos com a realização de inúmeras atividades de ordem política e cultural assim como a atuação no campo popular e da esquerda gaúcha e nacional.
Desde nossa origem enquanto corrente política temos sido alvo da sanha repressiva dos patrões em conluio com o Estado. Há mais de um século temos resistido a todas essas investidas covardes, com o punho e a cabeça erguida e não será este episódio que irá afrouxar nossa combativa militância.
Responsabilizamos, por fim, os governos municipal, estadual e federal por mais este ataque covarde a nossa organização. Não nos intimidaremos e seguiremos empregando todos nossos esforços na construção de um povo forte, de um campo popular combativo que organize os oprimidos deste país e suas legítimas demandas.
Fazemos um chamado de solidariedade para que todas as organizações e movimentos sociais manifestem o seu apoio à FAG, colocando em coro o repúdio contra a criminalização das lutas populares e combativas que vem crescendo pelo Brasil.
Avante os que lutam/Arriba los que luchan!
Coordenação Anarquista Brasileira
Federação Anarquista Gaúcha responde ao Governador Tarso
http://www.youtube.com/watch?v=AnVmxtk4drI
Outras notas de solidariedade (nacionais)
- Nota em Solidariedade à Federação Anarquista Gaúcha e à Unidade Vermelha – PE – Centro do Socialismo
- Nota de Solidariedade do Clube de Cultura
- Nota de Solidariedade do PCB base Outros Outubros Virão
- Nota de Solidariedade do MPL-Joinville
- Nota de Solidariedade da UNIPA
- Nota de Solidariedade da OATL
Outras notas de solidariedade (internacionais)
- Em breve
Assinam esta nota de Solidariedade (atualizado continuamente):
Coordenação Anarquista Brasileira
Movimento dos Trabalhadores Desempregados Pela Base – RJ
Organização Popular